micologia
Indicações:
Pode ser usado para neutralizar os radicais livres - as moléculas livres altamente instáveis - exercendo um efeito preventivo contra o câncer; Diminui significativamente a incidência de tumores mamários e câncer de próstata; Protege o sistema cardiovascular e é associado à redução de tumores do trato digestivo.
Propriedades:
Os cientistas acreditam que o excesso de estresse oxidativo é um fator importante para o início e desenvolvimento de arterosclerose, câncer, catarata, artrite e outras doenças degenerativas. A exposição a altos riscos ambientais, tais como fumo, poluição ou radiação, aumenta o estresse oxidativo para além da habilidade que o sistema de defesa do organismo tem para enfrentá-lo. O mecanismo que nos protege contra os radicais livres enfraquece com a idade. Portanto, os idosos, os fumantes e aqueles expostos a perigos ambientais, são mais vulneráveis a doenças degenerativas(2).
Graças à sua estrutura química singular única, o Licopeno é o melhor supressor biológico de radicais livres conhecido, especialmente aqueles derivados de oxigênio. Descobertas recente indicam que o Licopeno tem uma participação importante no mecanismo natural que protege o organismo dos efeitos prejudiciais dos radicais livres, nos protegendo, desta forma, contra a manifestação de doenças degenerativas(2).
A evidência científica já estabeleceu que os carotenóides, como o Licopeno, são essenciais para a nutrição humana.
Eles podem também desempenhar um papel vital na prevenção de doenças degenerativas através da melhoria do sistema imunológico, inibição mutagênese e redução dos danos nucleares induzidos. Pesquisas clínicas indicam claramente que o
Licopeno reduz a oxidação LDL e ajuda a reduzir os níveis de colesterol no sangue, reduzindo desta forma o risco de ataque cardíaco(2). As propriedades antioxidantes e de supressão de oxigênio atômico do Licopeno estão bem documentadas. O Licopeno está presente naturalmente no plasma