Introdução á CI 555
O circuito integrado 555 foi lançado no mercado por volta de 1973 e de lá para cá seu campo de aplicação foi expandido de maneira assustadora.
Normalmente o CI 555 se apresenta na forma DIL (Dual In Line : duplo em linha) de 8 pinos ou na forma circular, como é mostrado na figura 1. A identificação dos pinos é feita a partir da marca e no sentido anti-horário.
São encontrados na prática precedido de duas letras (como A, LN,SE,NE), o que indica apenas o fabricante específico.
Fig.1-Pinagem do CI 555.
Internamente , o CI 555 é constituído por três resistências de mesmo valor ôhmico (5K), dois comparadores de tensão, um flip-flop RS, um amplificador inversor e um transistor que é comandado, através da base , pela saída Q do flip-flop.
Na figura 2 é apresentada a estrutura interna, em diagrama de blocos, do CI 555.
Fig.2-Estrutura interna, em diagrama de blocos do CI 555.
Pelo divisor de tensão, podemos notar que a tensão aplicada ao comparador superior é 2/3 de Vcc e a tensão aplicada ao segundo comparador é 1/3 de Vcc, tornando-se ,assim, a tensão de referência para cada um dos comparadores.
O comparador superior é sensível a tensões superiores a 2/3 de Vcc aplicadas a sua entrada (não inversora) pino 6.
O comparador inferior é sensível a tensões inferiores a 1/3 de Vcc aplicadas a sua entrada( inversora) pino 2.
Os comparadores fornecem sinais de disparo ao flip-flop, quando a condição pertinente de cada um for atingida.
O circuito em repouso, a saída Q assume valor próximo da alimentação e esta tensão faz com que o transistor sature, aterrando o pino 7. O nível alto (high) da saída Q também é aplicado ao amplificador inversor , cuja finalidade é aumentar o poder de manipulação da corrente de saída ( pino 3) ,consequentemente a saída apresenta nível baixo.
Quando aplicamos ao pino 2 uma tensão inferior a 1/3 de Vcc, iremos atuar o comparador inferior que irá setar o circuito: levar a saída (pino 3) para nível 1. A saída permanecerá em