o licopeno para saude humana
Uma alimentação saudável promover ao indivíduo um bem estar físico e mental1. Os alimentos funcionais possuem este objetivo proporcionar benefício a saúde, inclusive a prevenção de doenças2.
O tomate contém um composto bioativo o licopeno que é um dos 600 pigmentos encontrados na natureza e um dos 25 encontrados no plasma e tecidos humanos. Caracterizado por uma estrutura simétrica e acíclica é constituída somente por átomos de carbono e hidrogênio, contendo 11 ligações duplas conjugadas e 2 ligações não conjugada3,4.
O extensivo sistema de duplas ligações conjugada permitem aos carotenóides algumas de suas funções biológica, como atividade de antioxidante 5,6. Estes compostos inativam os radicais livres, reduzindo os efeitos do estresse oxidativo que tem sido associado ao aparecimento de doenças crônicas não transmissíveis.O consumo de tomate diariamente de tomate proporcionar uma proteção contra doenças cardiovasculares e câncer7.
O licopeno é um pigmento natural encontrado no plasma e tecidos humanos, caracteriza-se pela estrutura que permite dar a coloração vermelho-alaranjado nas frutas e vegetais8. Acredita-se que biodisponibilidade do licopeno pode ser influenciada no cozimento de tomates e relacionada com o teor de gordura da refeição. Entretanto as fibras podem comprometer o processo de absorção 8,9.
Por meio de estudos realizados no Canadá pode-se definir uma estimativa de licopeno a ser ingerido por dia, recomenda-se a ingestão de no mínimo 35mg por dia. Observou-se que o consumo de licopeno na forma de sucos e pastas de tomate semanalmente reduz as taxas de LDL oxidados10. Esta pesquisa visa esclarecer a função do licopeno do tomate, bem com sua biodisponibilidade e importância na saúde humano. Considerado, então que o tema merecia aprofundamento, já que nossa formação como nutricionista nos proporcionará lidar com questões relacionados á alimentação baseado em uma ampla compreensão seus determinantes sociais econômicos e culturais.