licopenos e carotenoides
Carotenoides
Quimicamente, são hidrocarbonetos ou álcoois classificados como terpenóides, apresentando uma estrutura linear altamente insaturada, constituindo um sistema extensivo de duplas ligações conjugadas, que é responsável por sua cor e funções biológicas. São divididos em grupos: hidrocarbonetos, composto de carotenos (alfa, beta, gama-caroteno), onde o mais importante é o beta- caroteno, que transforma o caroteno em vitamina A.
O corpo humano não é capaz de produzir estas substâncias e depende da alimentação para adquiri-las. O carotenoide é conhecido por seu pigmento amarelo ou vermelho encontrado nos alimentos de origem vegetal tais como a cenoura, batata-doce, e nos vegetais folhosos de coloração verde escura e em algumas frutas de coloração amarela ou laranja, e também pode ser encontrado em alimentos de origem animal como na gordura do leite e gema do ovo, onde estes podem ser convertidos em vitamina A no organismo humano, por isso são considerados como pró- vitamina A. Os carotenoides provenientes das frutas e vegetais apresentam uma biodisponibilidade maior do que das folhas.
Mais recentemente, pesquisas têm demonstrado que os carotenoides atuam como antioxidante, protegendo as células dos danos oxidativos e, consequentemente, reduzindo o risco de desenvolvimento de algumas doenças crônicas.
Licopenos
O licopeno é uma substância com propriedades antioxidantes, encontrado em frutas e vegetais, que é muito benéfica à saúde. É um antioxidante, como o beta caroteno, que quando absorvido pelo organismo, ajuda a impedir e reparar os danos às células causados pelos radicais livres. O licopeno frequentemente é o mais abundante dos carotenoides no plasma humano, como não possui anéis B-ionina não é um pró-vitamina A.
Essa substância é encontrada na melancia, goiaba, morango, pimenta, e pimentão vermelho, porém a principal fonte do licopeno é o tomate. A cor vermelha desses alimentos é característica do licopeno.
É famoso