licenciatura
JUSTIFICATIVA:
O Projeto foi pensado, partindo da necessidade das crianças, de entrarem em contato com o mundo letrado, e de sua natural curiosidade sobre este universo maravilhoso. Desenvolverei este projeto pensando na necessidade de se aprender o alfabeto como princípio inerente ao processo de leitura e escrita, sendo este, ferramenta essencial para a construção de uma alfabetização funcional e não mecânica. Levarei os alunos a brincar com o alfabeto e assim, sem perceber se apropriar dele, de forma agradável e prazerosa.
OBJETIVO GERAL:
Conhecer as letras do alfabeto.
Compreender o sistema de escrita.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
Conhecer cada letra do alfabeto;
Classificar as letras em vogais ou consoantes;
Promover o contato com as famílias silábicas das consoantes;
Reconhecer as letras do próprio nome, e sua grafia correta;
Desenvolver listagem de palavras para ampliação do vocabulário e aquisição do processo de leitura/escrita de forma gradativa e sem pressionar o aluno;
Reconhecer as letras em situações do nosso cotidiano como em jornais, revistas, placas, rótulos etc.;
Trabalhar a grafia correta de cada letra.
CONTEÚDOS:
Alfabeto e as famílias silábicas.
PROBLEMATIZAÇÃO:
O que é símbolo?
O que é sinal?
O que é letra? O que é número?
O que é alfabeto?
Para que ele serve?
METODOLOGIA:
Investigar junto aos alunos o que eles conhecem sobre o mundo da escrita, se sabem o que é símbolos e os tipos de símbolos existentes; e se fazem diferenciação entre letras, sinais e números.
Explicar de forma clara e objetiva ao aluno a diferença entre os elementos citados acima sempre utilizando de exemplos claros para que os alunos não venham a se confundir com os mesmos.
Uma vez feita à conceituação de cada termo, trabalhar com as crianças atividades que exemplifiquem para a fixação e interiorização de cada conceito.
Em seguida apresentar todas as letras do alfabeto.
A partir deste ponto, trabalhar o nome da criança,