o Impacto das Promocoes semi automaticas
1.1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como tema: O Impacto das promoções semi-automáticas sobre a qualidade de ensino na Escola Primária Completa Unidade 19. Em 1983, Moçambique introduziu o Sistema Nacional de Educação (SNE) através da lei 4/83 de 23 de Março e revista pela lei 6/92 de 6 de Março. Tratou-se de uma alteração total na estrutura educacional até então vigente. A Política Nacional de Educação (PNE) define a Educação Básica (Ensino Primário da 1ª a 7ª classe, incluindo a alfabetização de Adultos) como a primeira prioridade do governo. O currículo renovado pela lei 6/92 reformula o que foi introduzido em 1983, e pretende-se com esta mudança tornar o ensino mais relevante. No sentido de formar cidadãos capazes de contribuir para a melhoria da sua vida, da vida da sua família, da sua comunidade e do país. O Novo Currículo do Ensino Básico entrou em vigor em 2004 e iniciou com a 1ª, 3ª e 6ª classes, em todo país. (Plano Curricular Do Ensino Básico 2008:31).
Este é um tema de relevância política, social e científica na medida em que a direcção da escola poderá beneficiar-se deste trabalho para verificar, se a política é eficaz e eficiente ou não, e, se está a responder as expectativas pelas quais foi concebida.
Um estudo de género ainda não foi realizado naquela escola, existindo porém, estudos de âmbito global, mas que não trazem dados específicos e isolados que nos possam permitir obter conclusões claras e concretas sobre o impacto que as promoções semi-automáticas tem naquela escola.
Este trabalho está composto em capítulos. O primeiro capítulo trata da introdução, onde passamos em revisão o trabalho, a justificativa que nos dá a conhecer as motivações da realização do trabalho, a problematização a qual nos apresenta as questões que nos levam a realizar a pesquisa, os objectivos do trabalho, as hipóteses. O segundo capítulo inicia com a definição dos conceitos relacionados com o trabalho, tais como: promoções semi-automáticas,