licenciatura
Introdução
É um dos estilos que pode ser utilizado em competições desportistas de natação.
Caracteriza-se, como o próprio nome sugere, pela posição do nadador de costas para o fundo da piscina, os braços se alternam continuamente um em relação ao outro com a recuperação se dando fora da água, batida rápida de pernas realizada num plano vertical e está sincronizada com os movimentos dos braços.
Histórico
Este nado surgiu após o nado crawl. Não se sabe ao certo, quando o homem começou a nadar de costas.
Sabe-se que em 1794 Oronzio de Bernadi descreveu um estilo com braçadas de costas. Mas somente a partir de 1912, os nadadores começaram a praticar o nado com mais velocidade. O mérito dessa evolução cabe ao nadador norte americano Harry Hebner, que venceu os cem metros nos jogos de Estocolmo, na Suécia, em 1912, utilizando-se de uma nova maneira de bater os pés.
Regras
° Antes do sinal de partida, os nadadores deverão alinhar-se dentro da água face aos blocos de partida, com ambas as mãos nas pegas dos mesmos, é proibido curvar os dedos dos pés na sua borda.
° Ao sinal de partida e após as viradas, os nadadores deverão sair da parede e nadar na posição de costas durante toda a prova, exceto ao executar uma virada.
° Durante toda a prova, alguma parte do corpo do nadador deve romper a superfície da água, exceto na partida, após as viradas e na chegada, em que o corpo poderá estar submerso até uma distância de 15 metros da parede.
° Durante a virada, os ombros poderão rodar para além da vertical para bruços, após o que um movimento contínuo e simultâneo dos dois braços pode ser utilizado para iniciar a virada.
° Ao terminar a prova, o nadador deve tocar