Licenciatura
Pesquisa Quantitativa
É um tipo de pesquisa de campo. Caracteriza-se pelo emprego de quantificação da coleta de dados e pelo tratamento destes por meio de técnicas estatísticas - simples ou complexas e voltado para garantir a precisão dos resultados, evitar distorções de análise e interpretação, possibilitando uma margem de segurança quanto às inferências. Na pesquisa quantitativa, as técnicas mais utilizadas são: o questionário e o roteiro da entrevista; em ambos os casos, o pesquisador deve ter clara a importância do instrumento da coleta de dados, pois este pode causar muitos danos em sua pesquisa. A elaboração de um questionário ou de um roteiro de entrevista requer estudo, segurança do que está querendo buscar como resultado da pesquisa e muita paciência. O teste piloto (no caso de uso de questionários) contribui para maior fidedignidade do instrumento.
Pesquisa Qualitativa
Preocupa-se em analisar e interpretar os dados em seu conteúdo psicossocial. Considera que há uma relação dinâmica entre o mundo real e o sujeito, isto é, um vínculo indissociável entre o mundo objetivo e a subjetividade do sujeito que não pode ser traduzido em números. Na pesquisa qualitativa, a interpretação dos fenômenos e a atribuição de significados são fundamentais. É descritiva e não requer utilização de métodos e técnicas estatísticas. O pesquisador, considerado instrumento chave, tende a analisar seus dados indutivamente, no ambiente natural. O processo e seu significado são os focos principais de abordagem. As pesquisas qualitativas oferecem contribuições em diferentes campos de estudo, como, por exemplo, à Antropologia, Sociologia, Psicologia, Educação.
Pesquisa Etnográfica
Concentra-se nas descrições científicas de grupos culturais. Visa compreender, na sua cotidianidade, os processos do dia-a-dia em suas diversas modalidades. Trata-se de um mergulho no microssocial, olhando com uma lente de aumento. Aplica métodos e técnicas