Licenciatura
Dados gerais do município:
Nome = Itupeva
Área total = 201 Km²
Altitude média = 675 m
Localização (Mapa). Figura 1: Localização do Município de Itupeva
Tipos de Rochas.
As estrutura geológica da cidade de Itupeva-SP são compostas por rochas sedimentares, onde encontramos formações dos tipos:
- Gnaisses do Complexo Amparo, principalmente na região de divisa com o município de Indaiatuba margeando as áreas de influência do rio Jundiaí.
- Siltitos, Folhelhos e Arenitos da Formação Itararé: As rochas sedimentares deste tipo ocorrem na maior parte do município, estendendo-se até as divisas com os municípios de Campinas, Louveira, Vinhedo e Jundiaí.
3
- Granitos Róseos da Fáceis de Itu: Formações de rochas eruptivas presentes nas porções oeste e noroeste do município, estendendo-se até as fronteiras com Indaiatuba, Cabreuva e Salto.
- Sedimentos Aluvionares e Coluvionares: Esta formação é resultado da sedimentação por águas correntes, estando presente nas regiões banhadas ou inundadas pelo rio Jundiaí e afluentes.
Tipos de Solos.
- Latossolos (vermelho-amarelo): 80,8%
- Litossolos: 7,5%
- Podzolizados com cascalho: 5,2%
- Hidromórficos: 2,9%
- Podzólicos (vermelho-amarelo, escuro): 2,5%.
- Mediterrânicos: 1,1%
Hidrografia.
O município integra a bacia do rio Jundiaí com sua nascente em Mairiporã, seguindo em direção leste, adentrando no município em sua divisa com a cidade de Jundiaí, cruzando todo este até sua divisa com Indaiatuba, por onde segue e tem seu deságue no rio Tietê no município de Salto.
Algumas microbacias como a do Córrego do Caxambu, da Lagoa e Ribeirão, são utilizadas para captação de água para abastecimento público.
Imagens do município:
Figura 2: Rochas no leito do rio Jundiaí no trecho após a região central do município.
Figura 3: Visualização do solo.
Figura 4: Encosta de morros com rochas íntegras expostas. Figura 5: Encosta de morros com