Licenciatura
* Introdução. * A Musica como Fonte Histórica. * Evolução da Musica como Fonte Histórica. * Métodos de Trabalho com a Musica na Historia. * Conclusão. * Bibliografia.
Introdução
Este trabalho consiste em de modo didático e teórico abranger o caminho percorrido pelas fontes orais ao longo da historia. Neste trabalho irei abordar especificamente sobre a Musica. Sabemos que este recurso sendo utilizado como fonte é sem duvida interessante de ser entendido e é compreendido pelo Historiador como uma ferramenta útil e versátil para o desenvolvimento dos estudos históricos de modo geral. Espero que este trabalho possa ajuda-lo a compreender este caminho que denota a musica como uma fonte auxiliadora do historiador em suas pesquisas.
A musica como fonte histórica.
“Toda gente sabe: verso e música são as expressões de arte mais próximas do analfabeto.
Conjugados assumem um poder de comunicação que fura a sensibilidade mais dura...”
(Antonio Alcântara Machado).
Este talvez seja o principal motivo de com as reformas feitas na Historiografia no decorrer do século XIX os historiadores tenham despertado para a importancia existente em descobrir novas fontes para se pesquisar os processos históricos. Até então as fontes orais eram constituídas como vimos anteriormente de discursos e etc. Com a grande escala da produção fonográfica no século XX e a popularização da musica os historiadores (principalmente os que estudam o sec. XX) viram nas musicas as fontes primarias nas quais por meio de métodos teóricos e práticos com uma analise profunda tanto de letra quanto de ritmo das musicas os historiadores designaram formulas de estudo nas quais se consegue nas entrelinhas identificar os motivos e pra quem em geral a musica é ou foi direcionada. Logo podemos entender porque a musica se tornou uma ferramenta importante na compreensão da realidade cultural popular, pela sua amplitude e principalmente pelo seu longo