Comunicação e seleção de pessoal
DE SUCESSO NA SELEÇÃO DE EMPREGADOS, NO
TREINAMENTO, NA AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO
E NA MANUTENÇÃO DO CLIMA ORGANIZACIONAL SAUDÁVEL.
JOÃO CARLOS OLIVEIRA – R.A. 1092614
INTRODUÇÃO A GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Monte Aprazível
2012
A tutora nos pede uma dissertação com um mínimo de duas laudas expondo a importância da comunicação para a obtenção de sucesso na seleção de empregados, no treinamento, na avaliação de desempenho e na manutenção do clima organizacional saudável. As empresas estão sempre recrutando novos funcionários para integrarem seus quadros, seja por motivos de desligamento, aposentadoria ou crescimento. Para isso é feito um recrutamento, que é seguido de uma seleção.
A seleção de pessoas é uma espécie de filtro, que permite que apenas alguns dos recrutados possam ingressar na organização. Se todos fossem iguais e tivessem a mesma capacidade, a seleção seria totalmente desnecessária, mas tanto no aspecto físico quanto no psicológico, somos muito diferentes uns dos outros, sejam nas aptidões, inteligências, habilidades e maneiras de desempenhar tarefas. Serão escolhidos entre os recrutados, aqueles mais adequados aos cargos disponíveis na organização, sempre visando uma eficiência maior no desempenho das funções, pois está em jogo o capital da empresa. O ponto de partida para uma seleção bem feita é obter informações sobre os cargos a serem preenchidos, bem como saber as exigências da empresa para tal preenchimento. A seleção é uma atividade de escolha, classificação e de decisão.
Enquanto o objetivo do recrutamento é o de abastecer o processo seletivo, o objetivo da seleção visa escolher os mais adequados às necessidades dos cargos disponíveis. Os gerentes das empresas costumam se envolver ao extremo no que se refere às contratações, mas faz-se necessário que