licenciatura
1- INTRODUÇĀO
A história recente da evolução do sistema financeiro moçambicano, mostra um crescimento e desenvolvimento destacável em termos de números de instituições e de diversificação e modernização dos capitais oferecidos, mercê da abertura do mercado as instituições financeiras privadas na sequencia das reformas económicas e financiadas iniciadas nos anos 80 e que tiveram maior impacto a partir de 1990. Com efeito, de um total de três bancos que o país tinha em 1987, conta actualmente com um total de 12 bancos, 11 cooperativas e 56 instituições de microfinanças (Banco de Moçambique, 2007).
No mesmo período foi criada a Bolsa de Valores de Moçambique (BVM), uma instituição moçambicana, cujo objectivo é organizar, gerir e manter um mercado central de valores mobiliários no país, em 1998 pelo decreto 49/98 de 22 de Setembro, mas apenas entrou em funcionamento em Maio de 1999.
O presente trabalho é de carácter académico, cujo objectivo é avaliar o nível de conhecimento e aderência das empresas moçambicanas sobre a Bolsa de Valores deste país, no entanto o estudante para o seu trabalho seleccionou dentre várias empresas existentes neste país a empresa pública Electricidade de Moçambique (EDM).
ELECTRICIDADE DE MOCAMBIQUE (EDM)
Foi criada em 1977 e tem como missão a exploração de serviços de produção, transporte, distribuição e comercialização de energia eléctrica de Moçambique.
Inquérito
1 - Tipo de Sociedade ou Empresa
2 - Capital Social e sua distribuição
3 – Bolsa de Valores de Moçambique:
a) Noção sobre a existência da BVM
b) Aderência da empresa ao BVM
c) Perspectivas em relação a BVM
4 - Conclusões e Recomendações
4 – A pessoa entrevistada
Inquérito
1 - Tipo de Sociedade ou Empresa
2 - Capital Social e sua distribuição
256.000.000 100% do estado
3 – Bolsa de Valores de Moçambique:
a) Noção sobre a existência da BVM