Licenciatura
Ensino Médio
Direção, supervisão e professores
“Street Arte”
4 Oficinas
EIXO TEMÁTICO: A ABORDAGEM SOCIOLÓGICA DE QUESTÕES SOCIAIS NO BRASIL CONTEMPORÂNEO
2º semestre / 2013
1- EMENTA
O fundamento pedagógico do PROJETO é baseado nos Pilares da Educação da Unesco: Aprender a Conviver, Aprender a Conhecer, Aprender a fazer e o Aprender a Ser.
Oficinas de “Expressão Cultural Contemporânea” têm sido fortemente avaliadas por educadores e psicólogos como valioso recurso didático já que, através deles, é possível libertar os alunos do receio que esses têm de participar, representar, expor ideias, pensar, errar e corrigir, tentando de novo, tornando o processo de ensino e aprendizagem mais adequado e interessante.
O processo de ensino e aprendizagem é uma tarefa difícil para o professor quando ele tem que lidar com o desinteresse, a falta de concentração, a indisciplina e as dificuldades específicas de cada aluno. Este processo torna-se mais simples quando colocamos o conteúdo de uma forma concreta, gerando maneiras de conquista da atenção do aluno e desenvolvendo o aprendizado de uma forma eficiente, através de desafios em oficinas reais.
Alunos e professores realizarão e observarão, juntos, as ações do trabalho e discutirão sobre os resultados, formulando conclusões.
2- JUSTIFICATIVA
Numa sociedade em que se convive com a supervalorização do conhecimento contemporâneo, com a crescente intervenção do apelo cultural e da valorização da arte no dia-a-dia, não é possível pensar em formação de um cidadão crítico à margem do saber da globalização.
Mostrar a realidade como conhecimento que colabora para a compreensão do mundo e suas transformações e que reconhece o homem como parte do universo e indivíduo responsável pelo futuro dos grupos sociais é a meta que se propõe para a oficina de nossa Escola: Arte de rua empregada como arma contra marginalização
A necessidade de se estudar as manifestações culturais dos