Licenciatura e fisica
RESENHA 4:
AS ANALOGIAS NO ENSINO DE CONTEÚDOS CONCEITUAIS,
PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM AULAS DE FÍSICA DO ENSINO MÉDIO
O texto nos mostra uma nova idéia conceitual do termo: “conteúdo”, deve-se entender este termo de forma mais abrangente, entendê-lo como tudo quanto se tem que aprender para alcançar determinados objetivos, este conceito não esta ligado apenas as capacidades cognitivas, não esta restrito apenas às contribuições das disciplinas tradicionais, também podemos considerar como conteúdo tudo que possibilita o desenvolvimento de capacidades motoras, afetivas, de relações interpessoais e sociais.
Uma analogia pode ser definida como uma comparação entre dois conceitos que mantém certa semelhança.
Segundo o texto na compreensão de Pozo os fatos e os conceitos são adquiridos de forma ‘memoristica’. Os conceitos aprendidos são apenas uma reprodução do material de estudo. No entanto, a aprendizagem de conceitos baseia-se na aprendizagem significativa, esta consiste em compreender esse material incorporando-o a estruturas conceituais com significado, segundo Pozo compreender seria traduzir algo para as suas próprias palavras.
O uso de analogias é uma possibilidade para o ensino de tais conceitos, o aluno pode trazer o conceito abordado para contextos familiares.
No âmbito específico da Didática das ciências, há algum tempo já se manifesta a preocupação em avaliar a influência do uso das analogias na aprendizagem. O texto nos mostra que são diversas as investigações que têm tratado de avaliar a efetividade desse tipo de recurso para o ensino de ciências as analogias possibilitam a formação de conceitos, ou seja, seu uso favorece a compreensão de conteúdos que na maioria dos casos são considerados como difíceis para os estudantes.