Licenciatura em Educação Física
1ª Etapa: Pesquisa na escola.
A pesquisa foi realizada na E. E. Profª Leonor Guimarães, na cidade de Piquete – SP, onde foi constato que há somente um aluno com deficiência matriculado na escola, no caso, surdo.
Apesar de a escola ser pública e de não haver mais alunos com deficiências matriculados, verificou-se que possui grande número de professores capacitado mediante cursos para atender a demanda, se necessário fosse, principalmente com cursos de Libras, inclusive dos três professores titulares de Educação Física todos possuem o curso e um deles pelo constatado realiza a comunicação com o aluno surdo de forma natural e com boa comunicação. Aparentemente o aluno surdo está no mesmo nível de aprendizagem dos demais de sua turma.
As características físicas da escola não favorecem o acesso às pessoas com problemas de locomoção, pois existem muito degraus e entre os andares (total de três) não há elevadores, mas, a coordenadora da escola alegou que se for necessário alunos com deficiência de locomoção terão suas classes no térreo.
Na tentativa da escola ampliar a participação da comunidade (bairro) onde a escola está inserida, foi realizada uma pesquisa em 2009, onde ficou constatado que na comunidade havia cinco crianças com deficiência, as quais não foram matriculadas pelos pais, devido os mesmos considerarem perda de tempo, pois não exerceriam função alguma no futuro.
Diante disto ficou concluído que nossa maior deficiência é a ignorância.
2ª Etapa: Síntese das características e necessidades especiais de cada deficiência estudada.
Deficiência Visual
Características:
- Atraso no desenvolvimento motor;
- Alterações de postura;
- Dificuldades no equilíbrio;
- Deficiência na orientação espacial;
- Imagem corporal inadequada;
- Baixo condicionamento físico.
Cuidados:
- Ao se dirigir ao aluno sempre chamá-lo pelo nome;
- Antecipar verbalmente as ações;
- Realizar o reconhecimento do espaço fisco onde