Arquitetura de Computadores
1)
ISA – É um tipo de barramento (ou bus), em poucas palavras, padrões de comunicação utilizados em computadores para a interconexão dos mais variados dispositivos. O barramento ISA é um padrão não mais utilizado, eles eram grandes encaixes. O de 16 bits, por exemplo, conta com 98 terminais. Por aí, é possível perceber que as placas de expansão da época (isto é, placas de vídeo, placas de som, placas de modem, etc.) eram igualmente grandes. Apesar disso, não era difícil encontrar placas que não utilizavam todos os contatos dos slots ISA, deixando um espaço de sobra no encaixe.
ISA MIPS – é um computador conjunto de instruções reduzido (RISC) conjunto de instruções (ISA) desenvolvido pela MIPS Technologies (anteriormente MIPS Computer Systems, Inc.). As primeiras arquiteturas MIPS eram de 32 bits, com versões de 64 bits adicionados mais tarde. Várias revisões do conjunto de instruções MIPS existem, incluindo MIPS I, MIPS II, MIPS III, MIPS IV, MIPS V, MIPS32 e MIPS64. As revisões atuais são MIPS32 (para implementações em 32 bits) e MIPS64 (para implementações de 64 bits). MIPS32 e MIPS64 definir um controle de registro definido, bem como o conjunto de instruções.
ISA INTEL – começou a aperfeiçoar e definir as informações de sincronização e carga, para forçar a utilização de um padrão definitivo. Estas por sua vez utilizam todos os contatos do slot, enquanto aquelas utilizam somente a primeira camada.
2)
As instruções do tipo R e I são instruções fixas que seguem sempre linha a linha não apresentando desvios. Elas são instruções imediatas do tipo aritmético, lógico e de condição onde a uma grande interação entre as duas para se resolver problemas aritméticos. Já a instrução do tipo J apresenta desvios podendo saltar linhas do programa partindo de condições que lhes e dado através das outras instruções.
Instruções R – Como exemplo de instruções vistas temos: add, addu, sub, subu, or e and.