Licenciado
Na física velocidade relaciona a variação da posição no espaço em relação ao tempo, ou seja, qual é a distancia percorrida por um corpo num determinado intervalo temporal.
É uma grandeza vectorial, possuindo direcção sentido e modulo. Ou seja é a distância percorrida em um determinado espaço de tempo.
Regra geral sobre a velocidade
Os condutores devem regular a velocidade dos veículos de modo que, atendendo às características destes, às condições da via, à intensidade do tráfego e a quaisquer outras circunstâncias especiais, não haja perigo para a segurança das pessoas e das coisas nem perturbação ou entrave para o trânsito.
Velocidade excessiva
Considera-se excessiva a velocidade sempre que o condutor não possa fazer parar o veículo no espaço livre visível à sua frente ou exceda os limites de velocidade fixados nos termos legais.
A punição aplicada a contravenção da velocidade excessiva é de 1000,00MT
Marcha lenta
Considera se em velocidade lenta quando o condutor consegue percorrer sem o prejuízo dos limites fixados, mas também os automóveis não devem transitar em marcha cuja lentidão cause enbaraço injustificado aos restantes utentes da via.
A punição aplicada a contravenção da marcha lenta é de 500,00MT
Velocidade moderada
A velocidade deve ser especialmente moderada nos seguintes casos:
Nas descidas onde há uma forte inclinação, Nas curvas, cruzamentos e entroncamentos de visibilidade reduzida, lombas de estradas, pontes, túneis e passagens de nível; Junto de escolas, hospitais, creches e estabelecimentos similares, quando devidamente sinalizados; No atravessamento das localidades e à aproximação de aglomerações de pessoas e animais; No cruzamento com outros veículos; Em todos os locais de baixa ou fraca visibilidade; Nos troços de via em mau estado de conservação, molhados ou que ofereçam precárias condições de aderência; Nas passagens assinaladas nas faixas de rodagem para a travessia de peões.
A punição