Reforma ortográfica
REFORMA ORTOGRÁFICA
RECURSOS DIDÁTICOS:
VÍDEO COM PLACAS INUSITADAS, COM ERROS ORTOGRÁFICOS.
TEXTO (QUADRINHOS)
TEXTOS ESCRITOS (EDIÇÕES ANTERIORES À REFORMA ORTOGRÁFICA)
OBJETIVOS :
- OBSERVAR AS RELAÇÕES ENTRE A ORALIDADE E A ESCRITA.
- CONHECER AS PRINCIPAIS ALTERAÇÕES FEITAS NA LÍNGUA PORTUGUESA COM A REFORMA.
- PERCEBER QUE MUITAS MUDANÇAS SE FIZERAM A PARTIR DE FORMAS JÁ INCORPORADAS NA LÍNGUA.
- COMPREENDER QUE AS MUDANÇAS OCORRERAM APENAS NO PLANO DA ESCRITA.
CONTEÚDO:
- ACENTUAÇÃO NO NOVO ACORDO ORTOGRÁFICO.
DESENVOLVIMENTO:
1ª Etapa Os alunos irão assistir a um vídeo com placas inusitadas, contendo equívocos ortográficos. A professora irá chamar atenção dos alunos às trocas ortográficas por confusões sonoras, mostrando como a oralidade interfere na escrita, bem como apontar que alguns equívocos estão relacionados ao sentido do texto.
2ª Etapa
Os alunos irão formar grupos para fotografar placas que contenham textos com características semelhantes à do vídeo assistido anteriormente.
Em sala de aula, os alunos deverão apresentar as fotografias das placas que encontraram para a turma e comentá-la.
3ª Etapa Discutir a importância da norma escrita e as variações linguísticas que se manifestam por meio da oralidade. Explicar que as normas mudam ao longo dos anos de acordo com a necessidade dos falantes. Esclarecer que a reforma ortográfica é um tratado internacional que tem por objetivo criar uma ortografia unificada para o português, a ser usada por todos os países de língua oficial portuguesa e com isso aumentar o seu prestígio internacional. Mostrar, no mapa mundi, os países que têm a língua portuguesa como língua oficial.
4ª Etapa
Distribuir aos alunos um texto humorístico em quadrinhos sobre a reforma ortográfica. Explorar o conteúdo do texto, levando o aluno a refletir acerca das preocupações da população em adequar-se às novas regras. Questionar se, de fato, para os mais jovens a