Licenciado
nathanael fernandes da silva
TEOREMA DE PITÁGORAS:
UMA ABORDAGEM SIMPLISTA
MACAPÁ - AP
2014
NATHANAEL FERNANDES DA SILVA
TEOREMA DE PITÁGORAS:
UMA ABORDAGEM SIMPLISTA
Trabalho desenvolvido durante a disciplina de Pratica e Vivência Matemática III: Oficina de Pratica de Laboratório, como parte da avaliação referente a recuperação de estudos.
Profesor(a): Prof. Edileia Lima
MACAPÁ – AP
2014
TRIÂNGULO DE PITÁGORAS
Pitágoras, matemático, filósofo, profeta nasceu na ilha de Samos, na Grécia, no século VI a.C. Existem muitos pontos obscuros sobre a sua história, mas, segundo alguns relatam, ele teria viajado pelo Egito e Babilônia, período durante o qual assimilou informações sobre Matemática e Astronomia, juntamente com várias idéias religiosas. Após retornar à Grécia fundou a Escola Pitagórica.
É atribuída a ele a elaboração da primeira demonstração geral de uma propriedade muito especial presente num tipo de triângulos também especial – o triângulo retângulo, que contém um ângulo de 90º. “O quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados das medidas dos catetos”, tanto é que hoje tal propriedade é conhecida como “Teorema de Pitágoras”. Mas existem documentos históricos demonstrando que casos particulares desse teorema já eram do conhecimento dos egípcios e babilônios muito antes dos gregos.
O momento não é de aprofundamento das diversas possibilidades do Teorema de Pitágoras, e sim, de passar uma compreensão do seu conceito básico, de modo a aplicá-lo também em situações mais complexas.
Em um triângulo retângulo, o quadrado construído sobre a hipotenusa é igual à soma dos quadrados construídos sobre cada um dos catetos.
A maneira tradicional de apresentar este Teorema é sob uma ótica algébrica. Neste pequeno estudo tentaremos, para facilitar a compreensão, apresentar também uma demonstração baseada no conceito de