Bacharel em Engenharia Elétrica
CENTRO DE ENGENHARIA ELÉTRICA E INFORMÁTICA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICA
LABORATÓRIO DE DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS
Aplicações com diodos
Fonte de Alimentação
Limitador de Tensão
Diodo Zener
LABORATÓRIO DE
DISPOSITIVOS ELETRÔNICOS
Guia de Experimentos
Experimento 2 – Aplicações de Diodos (Parte 2)
Objetivos
Os experimentos de laboratório aqui apresentados têm por objetivos a montagem de fontes de alimentação com retificadores de meia onda e onda completa, verificação do fator de ondulação (ripple) e estudo das características do diodo Zener
(tensão Zener, resistência Zener).
Introdução Teórica
A maioria dos circuitos eletrônicos requer correntes contínuas para a operação. Aparelhos que usam a rede elétrica precisam de um circuito para converter a tensão alternada para tensão ou tensões contínuas necessárias. Mesmo em aparelhos que usam pilhas ou baterias, pode haver necessidade de conversão da tensão para níveis de operação dos circuitos.
Uma fonte de tensão ideal não deve apresentar perdas, a tensão fornecida deve ser contínua pura, sem ondulações e constante, independente da variação da carga.
O processo fundamental da fonte é a retificação, isto é, a transformação da corrente alternada em contínua. Isto é feito normalmente por diodos, dispositivos que só permitem a passagem da corrente em uma direção.
O Modelo de Pequenos Sinais e Suas Aplicações
Um diodo é um elemento não linear. No entanto, dado um ponto de operação, para uma pequena variação da tensão do diodo, podemos aproximar a variação da corrente, aproximando a curva do diodo pela reta tangente ao ponto de operação. Ou seja, para pequenos sinais, podemos analisar o diodo como possuindo uma resistência equivalente, chamada resistência dinâmica. Devemos observar que esta resistência só é válida para valores de variação muito pequenos. De posse de uma resistência equivalente, o circuito com diodo pode ser analisado com