Licenciado
Antes de prosseguirmos para a definição do Plano Director de Restauro, à que determinar uma estratégia de restauro que tem como objectivos principais manter e requalificar o interesse histórico, cultural e funcional das Ruínas Romanas da Villae de Milreu, em Estoi.
Neste caso de estudo foi adoptado o Esquema de Restauro de Jardins Históricos coordenado por Arquitectos Paisagistas a partir do National Trust of England, que consiste na análise de dois interesses principais – o Histórico / Cultural e o Funcional, divididos por cinco etapas que no final do estudo irão proporcionar um auxilio na elaboração das ações a desenvolver para cada zona consoante os seus problemas e potencialidades e também ajudar na definição da proposta para o local.
Como interesse Histórico e Cultural o grupo tem como objetivo manter o valor actual, em termos visuais, patrimoniais e ecológicos, de maneira a potencia-los , para isso procedeu-se ao estudo do levantamento da evolução histórica da paisagem romana no algarve, elaborado numa fase anterior e ao levantamento de elementos construídos e naturais tais como: caminhos, muros, vegetação e de elementos estruturais (templo e adega).
Quanto ao interesse funcional, as componentes como: atividades lúdicas educativas, conservação arquitetónica e natural, serão fundamentadas através do Levantamento histórico dos usos e funções e do estudo dos usos atuais, de fluxos pedonais, de áreas e de vegetação.
Após uma análise holística e síntese de toda a investigação, identificámos as vulnerabilidades e potencialidades de cada elemento e a sua necessidade de restauro/requalificação, como auxilio na elaboração da proposta e do diagrama de zonamento tendo em conta as prioridades para cada zona. Este mesmo diagrama permitiu caraterizar e avaliar as várias zonas não só na sua singularidade mas também no conjunto a que estas pertencem.
Na continuidade desta estratégia o grupo definiu a seguinte proposta para a elaboração do