Licenciado em matemática
DISCIPLINA: RECURSOS HUMANOS I
ASSUNTO: ESTUDO DIRIGIDO A 1
ALUNO: SÉRGIO MACHADO DA SILVA – MATRÍCULA 2008101737
De acordo com a Socialização Organizacional, as organizações têm que envolver os novos funcionários no contexto da sua missão, sua visão, seus objetivos organizacionais e na sua cultura..
É a maneira como a organização recebe os novos funcionários e os integra à sua cultura, ao seu contexto e ao seu sistema.
É a maneira como a organização procura marcar no novo participante o modo como ele deve pensar e agir de acordo com os ditames da organização, livrando-se de antigos hábitos e prejuízos arraigados e indesejados que devem ser banidos do comportamento do récem-iniciado.
O novo funcionário procura influenciar a organização e o seu gerente para criar uma situação de trabalho que lhe proporcione satisfação e o atingimento dos seus objetivos pessoais.
É um processo de quatro mãos, de um lado a Socialização de outro a personalização. A adaptação é mútua e recíproca
Estudo de caso:
Dentro da Socialização Organizacional, o presente estudo de caso, enfoca que existem, em certos grupos, barreiras que dificultam ou impossibilitam a entrada de novos elementos.
Pode-se dizer que, quanto maior a solidariedade entre os membros do grupo, mais dificilmente serão aceitos novos membros. "Quem será?" ........ "Será que ele vai me superar?"...... "Será que ele vai tomar o meu lugar? " .... "Será que é amigo do Homem? "...., são, em geral, perguntas que os membros do grupo ou da equipe se fazem diante de um novo elemento.
Assim, para este estudo de caso, como você procederia sendo um gestor de Recursos Humanos?
CONSIDERAÇÕES:
Quando se fala em Socialização Organizacional, em grande parte deste processo, o principal foco é o novo funcionário da Organização ou de determinado