Licenciado em Física
Equação Linear
Variável Ausente
Equação Angular
Para solucionar problemas sobre aceleração angular constante é possível usar uma das equações acima para rotações, se bem que não é necessário lembrar-se de todas as equações, mas lembrando apenas das duas primeiras já é o suficiente para solucionar o problema dependendo da incógnita pedida para ser encontrada.
Quando um corpo rígido como um carrossel gira em torno de seu eixo, sendo que cada partícula descreve uma circunferência em torno do eixo, assim todas as partículas completam uma revolução no mesmo intervalo de tempo com mesma velocidade angular ω, mas quanto mais afastada do eixo está a partícula, ela percorre uma maior circunferência adquirindo uma maior velocidade linear escalar , porém sempre com a mesma velocidade angular ω independente da distancia das partículas.
Para um ponto particular de um corpo em rotação geralmente é preciso relacionar as variáveis lineares e com as variáveis de rotação e do corpo, onde os dois conjuntos de variáveis são relacionadas através de distancia perpendicular do ponto ao eixo de rotação, onde também é o raio da circunferência formado pelo ponto em torno do eixo.
Uma das primeiras relações entre grandezas lineares e angulares é a descrição de um arco de circunferência de comprimento percorrido a uma distancia do eixo de rotação ao qual é formada uma reta de referencia que gira em um corpo rígido com ângulo , em radianos. Assim encontra-se a posição de rotação.
Assim, a partir desta primeira relação podemos encontrar a velocidade derivando-a em relação ao