trabalho de literatura
A obra mais conhecida de Abraham "Bram" Stoker é Dracula, com sua publicação no ano de 1897. Este romance é considerado um dos mais horripilantes sobre o tema dos vampiros. Bram Stoker baseou-se em Vlad, o Empalador, e escreveu um romance sombrio que já perpassou gerações e gerações de leitores. O sucesso do livro foi imenso, resultando em adaptações para outros tipos de mídia como cinema, séries televisivas e histórias em quadrinhos.
Na opinião de alguns críticos literários, Dracula de Bram Stoker é uma rara combinação entre uma trama extremamente bem construída, personagens fortes e um tema mórbido e lúgubre. Porém, na época de seu lançamento, recebeu críticas por se tratar de um livro baseado em uma história real, violenta e tétrica demais. Possíveis influências para a obra de Stoker são livros do século XIX: The Vampyre, de Polidori, e Carmilla, de Sheridan Le Fanu.
Após o sucesso de Dracula, Abraham "Bram" Stoker seguiu com sua carreira na literatura publicando Miss Betty, lançado em 1898, Os sete dedos da morte e The Man, respectivamente em 1903 e 1904. Porém, mesmo com nome que trazia de seu primeiro sucesso, estas obras foram consideradas mais fracas do que Dracula. A partir deste comento, tanto sua carreira como sua vida pessoal começam a declinar. Em 1905 ele tem um derrame cerebral e contrai um mal que afeta o funcionamento dos rins, a doença de Bright.
Pouco a pouco, sua saúde vai ficando mais debilitada. Mesmo assim, consegue a publicação de Personal Reminiscences of Henry Irving no ano de 1906. A obra era uma homenagem a