LIBRAS
CENTRO DE EDUCAÇÃO
CURSO DE PEDAGOGIA
Língua Brasileira de Sinais
Nome: Mariana Ajara Klem Batista Prof. Jeferson 6° período - noturno
VITÓRIA
2014
LIBRAS
Cada país possui sua própria língua de sinais, ela não é universal. Aqui no Brasil não é diferente, a Língua Brasileira de Sinais Libras tem sua origem na Língua de Sinais Francesa, sendo reconhecida como uma língua com estrutura própria por meio da Lei 10.436/2002.
Art. 4°- O sistema educacional federal e os sistemas educacionais estaduais, municipais e do Distrito Federal devem garantir a inclusão nos cursos de formação de Educação Especial, de Fonoaudiologia e de Magistério, em seus níveis médio e superior, do ensino da Língua Brasileira de Sinais - Libras, como parte integrante dos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCNs, conforme legislação vigente.
A Libras é determinada como uma língua gestual, por estar associada aos sinais que representa. A língua gestual é universal, porém, os significados não são os mesmos em todos os países. Os gestos têm mesma representação, porém, diferentes significados. Seu aprendizado requer a utilização das mãos para trabalhar os sinais e a partir desses movimentos, a combinação deles, acontece naturalmente a comunicação com os surdos.
A Libras permite a interação entre as pessoas surdas e as ouvintes, fazendo com que o surdo obtenha informações de mundo no qual ele vive, tornando-o um cidadão com direitos, deveres e responsabilidades.
Pelo que puder perceber lendo tanto o decreto como as lei cheguei a conclusão que certas coisas não faz sentindo algum. Se você quer fazer inclusão,no caso citado pessoas surda, porque não colocar como segunda língua na escola? Todas as pessoas precisam ter conhecimento para que mais tarde possa ate ajudar a pessoa que esteja nessa situação ou que talvez precise mais tarde pois ninguém sabe o dia de amanha. Sabemos que não é