LIBRAS
CONTEXTO HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO BRASIL
Passado Três anos da criação do Instituto D. Pedro I fundou o Imperial Instituto de surdos-mudos chamado hoje de Instituto Nacional de Educação de Surdos o (INES) também localizado na cidade do Rio de Janeiro, porém como unidades conveniadas em todo o Brasil. No ano de 1950 o poder público mantinha cerca de quarenta instituições de ensino regular que proporcionavam algum tipo de educação diferenciada para pessoas com deficiência mental e quatorze atendiam pessoas com outros tipos de deficiências.
Na década de 1960 notava-se a grande necessidade de inserção desses indivíduos na sociedade foi então que um grupo de familiares e amigos e deficientes criou um movimento de integração de pessoas com deficiência visando auxiliá-los a terem condições de adquirir uma melhor qualidade de vida cotidiana conseqüentemente alcançar sua interação social. Esses movimentos sociais moveram o Governo Brasileiro que passaram a criar leis que assegurassem o direito à educação para as pessoas com deficiências.
UM BREVE HISTÓRICO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NO ESTADO DO AMAZONAS
Segundo a história a Educação Especial no Estado do Amazonas teve início com a fundação do Instituto Montessoriano pelo Dr. André Araújo em 1946. (Teoria e Prática da Educação Especial, 2007). Em 1970 a Secretária Estadual de Educação do Amazonas em