Economia
1a)Qual a importância da Macroeconomia para os formuladores de politicas públicas?
O enfoque macroeconômico estabelece relações entre grandes agregados auxiliando a compreensão da situação da economia e tendências. Para os formuladores de politicas públicas o estudo da macroeconomia é importante para se ter uma noção de como estar o nível de empregos, a estabilidade dos preços, distribuição renda, e o crescimento da economia.
2a)Por que o nordestino possui uma renda per capita muito inferior à do paulista?
Em parte pela falta de qualificação profissional dos nordestinos, o que proporciona salários menores que aos habitantes de outras regiões. Um outro fator é que as empresas que se instalam na região nordeste sabem que sobra mão de obra e falta emprego, e assim elas podem pagar baixos salários. Um exemplo é o das empresas de celulose que atuam em algumas regiões do Maranhão.
3a)Por que a expansão da moeda e do crédito pode gerar inflação?
A inflação, sempre e em qualquer lugar, é causada fundamentalmente por um aumento na oferta de dinheiro e crédito. Quando a oferta de dinheiro aumenta, as pessoas têm mais dinheiro para trocar por bens. Se a oferta de bens não aumenta - ou não aumenta tanto quanto a oferta de dinheiro - então os preços dos bens irão subir.
4a)Por que o governo que não tem superávit fiscal apresenta dificuldade em financiar seus déficits públicos?
O superávit fiscal é o resultado positivo de todas as receitas e despesas do governo, excetuando gastos com pagamento de juros. Ou seja, é o resultado positivo das contas do governo. À proporção que o governo aumenta seus gastos de maneira ineficiente e de modo a superar suas receitas, eleva a dívida pública. Para sanar o problema do déficit, o governo pode adquirir empréstimos internos e externos. A maneira mais eficaz que ele faz é emitir títulos públicos para que sejam comprados pela iniciativa privada. Porém, isto traz entraves para o desenvolvimento econômico da