libras
1) Sinais que não possuem marca de concordância, embora possam ter flexão para aspecto verbal;
Quando se faz uma frase, é como se o verbo “invariável” ficasse no infinitivo.
Exemplo: comprar, trabalhar
2) Sinais que possuem marca de concordância. Este é o grupo de sinais mais complexo por apresentar diversas formas de concordância podem ser subdivididos em:
a) Concordância número-pessoal: são geralmente verbos direcionais,. Onde a orientação (ou direção), aspectos do movimento, marcam as pessoas do discurso. No ponto inicial a concordância com o sujeito, e no final com o objeto. Pode também ser equivalente à voz ativa e passiva do verbo.
Exemplo 1:
1sPERGUNTAR2s “eu pergunto a você”;
2sPERGUNTAR1s “você me pergunta”
Exemplo 2:
1sRESPONDER2s “eu respondo a você”;
2sRESPONDER1s “você me responde”
b) Concordância de gênero: são verbos classificadores porque apresentam a característica de incorporação do “objeto”. a eles estão incorporados, através da configuração de mão, a uma concordância de gênero: PESSOA, ANIMAL ou COISA.
Por exemplo:
Pessoa ANDAR (configuração da mão em V ou D);
Veículo ANDAR/MOVER (configuração da mão em B, palma para baixo)
Animal ANDAR (configuração da mão em 5, palma para baixo);
Outros exemplos: cortar, lavar, crescer, abrir, fechar. Dependendo do objeto a ser incorporado a ação se transforma em concordância com o tipo do “objeto”.
c) Concordância com a localização: são verbos que começam ou terminam em um determinado lugar que se refere ao lugar de uma pessoa, coisa, animal ou veículo, que está sendo colocado, carregado, etc. Portanto o ponto de articulação marca a localização. Exemplos:
COPO MESA coisa arredondada COLOCAR
CABEÇA ATIRAR
Existe ainda um grupo especial de sinais chamado de multidirecionais, como é o caso dos verbos andar e ver, que têm características próprias e pouco se relata sobre eles.
Sabe-se que esta direcionalidade está relacionada com a concordância de