BULLY
Trate as outras pessoas como gostaria de ser tratada, com respeito. Sempre.
2. Denuncie
O bullying, assim como o cyberbullying (quando a zoação rola na internet), é crime. Por isso, não tenha medo de fazer denúncias. Conte com a ajuda dos seus pais e até de advogados.
3. Exija
Cobre que a sua escola tenha algum tipo de projeto anti-bullying. É importante que fique claro que há uma punição aos alunos que zoam os outros (essa é uma das melhores formas de evitar o bullying!).
4. Explique
Proponha palestras, peças de teatro, trabalhos... Tudo para ajudar a galera a entender o problema e, assim, combatê-lo
5. Lute
Lute para que sua escola crie um e-mail ou um serviço de telefone por onde seja possível denunciar casos de bullying.
6. Pesquise
Informe-se sobre o assunto. Só assim você poderá identificar o problema. Parece coisa de doido, mas, apesar de o bullying acontecer em 100% das escolas, muita gente não sabe o que ele é.
7. Tenha limites
Zoar uma pessoa de vez em quando não tem nada de errado. Mas saiba parar. Sem se dar conta, você pode insistir na brincadeira e levar a vítima a ter ataques de ansiedade e até depressão.
8. Ajude
Se você já foi vítima de bullying, seria legal fazer um blog para postar sobre o assunto. Com certeza, daria para ajudar um monte de meninas que sofrem do problema e não sabem o que fazer. Para se inspirar: nomorebullying. Blig.ig.com.br
9. Defenda
Combine com as sues amigos: se alguém da turma for vítima de bullying, os outros entrarão na briga para defendê-lo. Assim vocês se sentirão mais seguros.
10. Tenha coragem
Cuide da sua autoestima. Segura de si, você tem tudo para não se tornar uma vítima de bullying e ainda terá força para enfrentar quem faz isso.