bully
Este trabalho pretende dar a conhecer o que é o Bullying, que géneros existem, quem são as suas vítimas e, quem são os agressores e os motivos que os levam a ter comportamentos desviantes, relativamente aos seus colegas. Na escola, há crianças que sofrem em silêncio pelos maus-tratos físicos, psicológicos e emocionais. As vítimas de bullying, raramente oferecem resistência. E perante os abusos infligidos, apenas respondem calados, com medo de retaliação. É também através, deste trabalho que pretendemos responder às consequências cognitivas que as vítimas do bullying podem vir a sofrer e a partir daí, qual o seu modo de resposta a uma variedade de factores externos pertencentes ao mundo da vítima.
Palavras-chave: Bullying, Vítimas, Agressores, Crianças, Escola, Violência, Pais, Professores
INTRODUÇÃO
O Bullying é um acto violência físico-psicológica. Esta acção discriminatória dá-se sobretudo, na adolescência, podendo ser directo ou indirecto e, ocorrendo nos mais variados contextos, sendo que o mais comum é ser entre crianças e jovens em contexto escolar.
Este trabalho tem como objectivo dar a conhecer os conceitos básicos sobre o Bullying, os efeitos que esta agressão provoca nas vítimas e nos agressores, e as soluções para lidar com este comportamento e como implementá-las. Este trabalho é destinado especialmente, a crianças, jovens em idade e contexto escolar, aos pais, educadores, professores, entre outros, de forma a
Carlos Vila, Sandra Diogo
1/10 ajudar a combater este comportamento tão violento e agressivo, praticado hoje em dia, a nível mundial e cada vez com maior incidência, sobretudo nas escolas.
Definição Conceptual e Operativa do termo Agressividade/Bullying
O termo Bullying é de origem inglesa e foi introduzido pela primeira vez, por Dan
Olwues, nas suas investigações sobre tendências suicidas nos adolescentes. Este fenómeno consiste em comportamentos agressivos e persistentes exercidos por um indivíduo ou por