Libras
Curso de pedagogia
LIBRAS Conhecimento Além dos Sinais
Professora: Juliana Squarizzi
Santa Bárbara D’Oeste
Setembro / 2014
O capitulo um do livro retrata a importância da língua dos sinais para os surdos, a concepção de surdo e deficiente auditivo e retrocede na historia nos dando uma ótima oportunidade para mudar as lentes da visão naturalizada sobre esse assunto em geral.
Para entender melhor o termo surdo é usado por aqueles que já nasceram surdos então é considerado natural. As causas podem ser divididas em pré - natais que são: Desordem genética, hereditariedade, sangue, etc. As perinatais que se caracterizam pela exposição a radiação, auto medicação, doenças infeciosas, diabetes, pressão alta, infecção hospitalar, ter passado a hora de nascer falta de oxigênio e as Pós - natais que seria o uso excessivo de remédios, ruídos, sons altos, doenças como meningite, traumatismo craniano. Já a pessoa que perdeu a audição em um acidente ou doença é uma pessoa com deficiência auditiva.
As mudanças entre os dois são bem perceptivas aos olhos de quem tem algum conhecimento sobre o assunto. O deficiente auditivo geralmente usa aparelhos auditivos, assistem televisão com fone sem fio, são mais próximos dos ouvintes, não participam nas associações de surdos, gostam de serem chamados de deficiente auditivo e há um confronto linguístico entre ser oral-auditivo, já os surdos eles são usuários de Libras, assistem