Educomunicação: abordagem dos estudos de Mario Kaplún
Milena de Jesus Cardinal1
MARQUES DE MELO, José et al. (Org.). Educomídia alavanca da cidadania: o legado utópico de Mario Kaplún. São Bernardo do Campo: Cátedra UNESCO: Universidade Metodista de São Paulo, 2006. 247 p.
O livro “Educomídia alavanca da cidadania” foi produzido em decorrência das discussões apresentadas no IX Celacom – Colóquio Internacional sobre a Escola Latino-Americana de Comunicação, realizado em 2005. Na edição supracitada, o objetivo é o de discutir as contribuições de Mario Kaplún para os campos da comunicação e educação. O livro é fruto dos debates, mesas e comunicações apresentadas. O presente trabalho tem o fim de apresentar e contextualizar a obra produzida em 2006, além de abordar a contribuição do fomentador da mesma para a área. O IX Celacom, que aconteceu na Universidade Metodista de São Paulo, em maio de 2005, tinha como objetivo fomentar as discussões sobre comunicação e educação, principalmente no que se referia aos estudos desenvolvidos por Mario Kaplún. A obra, organizada em quatro partes, reúne textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros.
Podemos destacar as principais contribuições da mesma:
a) Aprofunda os conhecimentos acerca dos estudos da relação de comunicação e educação, principalmente no que se refere ao trabalho de Mario Kaplún. Neste contexto, nota-se uma preocupação dos autores em trazer os fundamentos antropológicos, políticos e educacionais a que o pesquisador precursor dos estudos fundamentava-se. Este trabalho é fruto das percepções de diversos autores, provenientes de vários países latino-americanos, como Chile, Colômbia, Uruguai, entre outros, que apresentaram as ideias de Mario Kaplún, resgatadas nas releituras de suas teses.
b) Aborda, através das perspectivas de agentes de comunicação e educação, experiências concretas na produção dos artefatos simbólicos da área. Assim, traz detalhes dos trabalhos de educomídia desenvolvidos e