O velho e o novo jornalismo
Jornalismo é a arte de apurar e transmitir noticia e isso existe desde que o mundo foi criado. Antigamente, quando vivíamos em aldeias e lugares retirados (unasp), as pessoas não tinham acesso a informação e por isso o papel do jornalista era muito bem visto. Hoje, se não existissem os jornalistas, como você iria saber do sumiço do avião da Malaysia AirLines? ok, pelo Facebook rsrs.. mas o jornalista deve ir além do superficial. Ele usa a criatividade. Busca informações e assuntos fora do comum. Algo típico da profissão. São técnicas e teorias que independente da época devem ser mantidas não é professor?
Video Luis Fernando
OFF 2:
A primeira escola de jornalismo do mundo foi a Washington HYPERLINK "http://pt.wikipedia.org/w/index.php?title=Washington_College&action=edit&redlink=1"College, fundada no estado da Virgínia –EUA em 1869. Aqui no Brasil, demorou um pouco mais para essa moda pegar, mas pegou.
Emilly: Quando ainda não se tinha um curso específico na área, os poetas e profissionais de direito e de letras que exerciam a profissão de jornalismo, depois se viu a necessidade de uma graduação especifica.
Karine: Por isso, em 1947, foi criada a FACULDADE Casper Líbero, pioneira no País. Mais de uma década depois, a universidade católica de Pernambuco também quis seguir o mesmo caminho e atualmente é o curso em funcionamento mais antigo do Norte e Nordeste. AÍ tem aS universidadeS de Brasilia, Goias, Rio de Janeiro e tantas outras renomadas. E claro, aqui no interior de São Paulo, também temos uma que é referência no ramo, A FACULDADE DE JORNALISMO DO Unasp. Sempre muito premiada e bem colocada no mercado de trabalho. Já conquistou vários prêmios: melhor mídia on line no Set Universitário com o canal da imprensa e Weblog, melhor agencia junior no intercom, entre outros. A premiação mais recente é a que foi concedida ao jornal Jardim Carolina. O periódico foi escolhido como um dos 30 melhores trabalhos sociais do mundo e vai ser apresentado no próximo