Libras
CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
CURSO DE LETRAS – PORTUGUÊS INGLÊS
Libras
NOME: Elizabeth da Silva Eufrasio RA: 8309766714 NOME: Egon da Silva Rodrigues RA: 6788422630 NOME: Ivanildo Junior RA: 6942009583
NOME: Vera Lúcia Müller RA: 6942013032
Professor EAD: Ma. Kate M. Oliveira Kumada
Professor-tutor presencial: Luciane Brás
Taboão da Serra/SP
2013
Introdução
Nesse trabalho, o grupo procurou conhecer e compreender a eficácia da linguística para alunos surdos. Entender qual melhor o método para ter uma educação de qualidade e preparo do aluno surdo e ouvinte para uma convivência eficaz em sociedade. Verificar se a escola esta preparada para receber o aluno mudo, sem tabu e com uma integração coerente.
Língua Brasileira de Sinais (Libras) e a Cultura Surda
Em termos médicos, a surdez é categorizada em níveis do ligeiro ao profundo. É também classificada de doença auditiva. Os tipos de surdez quanto ao grau de perda auditiva;
Perda auditiva leve: não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida, geralmente não é necessário uso de um aparelho auditivo.
Perda auditiva moderada: pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem, mas não chega a impedir que o individuo fale.
Perda auditiva severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo poderá receber informações utilizando a audição para o desenvolvimento da fala e linguagem.
Perda auditiva profunda: sem intervenção, a fala e a linguagem dificilmente irão ocorrer.
Deste ponto de vista, surdez refere-se à incapacidade da criança em aprender a falar naturalmente, por via auditiva. A criança surda pode aprender a falar, ainda que haja dificuldades.
A partir da Lei 10436, o