cronica
Disciplina: Português
Professor: Reinaldo
Crônicas Jornalísticas
São Gonçalo RJ
2014
1 Apresentação...................................................................................02
2 Definição..........................................................................................03
3 Crônica Jornalistica..........................................................................04
4 Como desenvolver........................................................................05/06
5 bibliografia........................................................................................07
Apresentação:
O trabalho apresentado ao professor de língua portuguesa Reinaldo, Realizados pelo os alunos, Luiz Matheus Ceara Silva, Samuel Viera, Daniel Silvelho, Marcelo Sheese,
Bruno Gomes e Brenno Carvalho. trata de cônicas Jornalísticas como à sua definição como é desenvolvido.
02
Definição
Trata-se de um gênero jornalístico que aborda diversas temáticas baseadas no cotidiano. A linguagem utilizada nesse gênero é marcada pela espontaneidade em que o escritor dialoga, constantemente, com o leitor.• “Entende-se, assim, a crônica jornalística como representação literária do fragmentário, do ambíguo, do efêmero.
Por isso mesmo, a expressão literária pelas crônicas é múltipla, contendo significados que podem ser perceptíveis a um vasto público.” (Schneider)
03
Crônica Jornalística:
A crônica é, primordialmente, um texto escrito para ser publicado no jornal. Assim o fato de ser publicada no jornal já lhe determina vida curta, pois à crônica de hoje seguem-se muitas outras nas próximas edições.
Há semelhanças entre a crônica e o texto exclusivamente informativo. Assim como o repórter, o cronista se inspira nos acontecimentos diários, que constituem a base da crônica. Entretanto, há elementos que distinguem um texto do outro. Após cercar-se desses acontecimentos diários, o cronista dá-lhes um toque próprio,