Libras
PROGRAMA UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL – UAB
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ
DISCIPLINA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS (LIBRAS)
CURSO: LETRAS/PORTUGUÊS
PÓLO: IPUEIRAS
TUTORA: ADRIANA MOREIRA DE SOUZA LOPES
ALUNO: ANGELA LIMA
AULA 1, tópico 3
Exercícios sobre as abordagens educacionais oferecidas ao educando surdo.
0318869 – Angela Pereira Lima Graduação
Agosto/2014
Pessoas com surdez enfrentam diariamente, seja no convívio escolar como na vida social, diversos percalços, principalmente na vida estudantil, devido á perda da audição e a forma como se apresentam as propostas educacionais acerca do problema.
Vejamos as Abordagens Educacionais, que são: Oralismo, Comunicação total, Bilinguismo e Inclusão.
Oralismo- Faz a reabilitação da criança surda em direção a normalidade, negando a surdez, e enfatizando a aquisição da fala, ou seja, a língua oral do país.
Esta abordagem acaba por desencadear no individuo uma experiência frustrante, pois sucumbe a condição daquele ser, que é a surdez aonde torna limitado sua participação no mundo de ouvintes, impondo a ele uma proposta padrão, enfim ao meu ver não melhora a situação e sim cria-se uma situação em que a compreensão e a tolerância são deixadas de lado.
Comunicação total - não exclui técnicas e recursos para a estimulação auditiva, adaptação de aparelho de amplificação sonora individual, leitura labial, oralização, leitura e escrita.
Esta abordagem engloba varias técnicas buscando fazer com que a comunicação aconteça, utilizando todo e qualquer recurso existente e possível, apesar de também assim como o oralismo, acarreta perdas importantes, pois nega a língua natural do surdo, causando assim prejuízos na aprendizagem deste indivíduo.
Bilinguismo - No bilinguismo, o