Proteção Respiratoria
Andresa Simon da rosa
Canoas ,26 de Março de 2014
Sumário
A NBR 12543-1999- Equipamento de Proteção Respiratória- Terminologia, através da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), tem por finalidade criar definições básicas para os termos técnicos utilizados na proteção respiratória, descreve os procedimentos de utilização, seleção, cuidados e limpeza dos EPI’S.
Proteção Respiratória
Os respiradores protegem o trabalhador da inalação de contaminantes gerados por agentes biológicos na forma de aerossóis. Podem ser purificadores de ar ou de adução de ar. Devem ser usados quando a execução de controles de engenharia não for suficiente para reduzir a exposição a agentes químicos no ambiente de trabalho deve continuar sendo feito mesmo com o uso de Epi’s. Isso inclui a utilização de susbtâncias menos tóxicas, ventilação exaustora adequada, filtros, lavadores de gases e acompanhamento de afluentes. Também é importante que seja seguidas as indicações do programa de proteção respiratória da Fundacentro. Por exemplo, escolhendo o tamanho certo para cada usuário por meio do ensaio da vedação e realizando treinamento. Tipos de mascaras:
Mascara de Escape: A mascara de escape ou respirador de fuga é o equipamento que protege o usuário contra a inalação de atmosfera perigosas em situações de emergência, com risco a vida ou a saúde, durante o escape. Só deve ser usado nos momentos de emergência para abandonar áreas de risco.
Mascara Facial: A mascara facial cobre os olhos, a boca e o nariz.
Este respirador tem a peça facial inteira e filtros substituíveis.
Permite adaptadores para lentes corretivas na parte inteira. Pode ter diafragma de voz que facilita a comunicação oral. O uso se da em ambientes contaminados por gases e vapores ou particulados em concentrações abaixo de 100 vezes o LE. Também para escape em atmosferas IPVS desde que haja oxigênio suficiente (18% ou
19,5%) e se tenha a