Proteção respiratoria
Sabemos que existem três tipos de contaminantes: sólidos, líquidos e gasosos. A deficiência de oxigênio não é um contaminante, porém exige muito cuidado, pois pode ser fatal.
Para melhor entendimento, vamos estudar esses três contaminantes.
Sólidos
Aerossol: São partículas invisíveis que ficam suspensas no ar, suficientes para inalação. A mais conhecida é a poeira. • Poeira ou pó: é uma quantidade de pequenas partículas de variadas origens, estruturas e composições, que se depositam a partir da suspensão pelo ar. • Névoas ou neblina: são partículas formadas por spray ou borbulhamento. • Fumaça ou Fumos: são sólidos como as poeiras, porém muito mais finos, não sendo um processo mecânico e sim térmico, e muda a classe de filtro utilizado. Micro-organismos como bactérias, protozoário e vírus, para estes existem máscaras de proteção específicas.
Líquidos
Vapores: são substâncias líquidas ou sólidas, que evaporam da mesma forma que a água transformada em vapor d’água. Geralmente são caracterizados pelos odores.
Gasoso
Gases: São substâncias que não são líquidas ou sólidas, nas condições normais de temperatura e pressão normais estão no estado gasoso.
Deposição de partículas: quanto menor a partícula, mais tempo ela fica em suspensão, por isso é recomendado nunca tirar o respirador.
Deposição no Alvéolo: quanto menor, maior chance dela acessar a parte mais interna do pulmão. A maior preocupação, é que todos os estudos provam que mesmo a menor partícula pode fazer mal.
Termos Utilizados
1. TLV (Threshold Limit Values): Limite de TolrânciaACGIH. 2. OSHA (Occupational Safety and Health Administration): Departamento de Segurança e Saúde Ocupacional Norte Aericana. 3. Respirador de Pressão Negativa: É aquele no qual o ar penetra na região da boca e narinas pela ação da respiração. 4. Fator de Proteção: É a relação da concentração de uma substância presente no ar atmosférico com uma