CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE UM GARIMPO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO-MT
1856 palavras
8 páginas
CONDIÇÕES DE TRABALHO E SAÚDE DOS TRABALHADORES DE UM GARIMPO SUBTERRÂNEO DO MUNICÍPIO DE PEIXOTO DE AZEVEDO-MT1PÂMELA LUIZÃO BARBOSA, 2 FRANCIANNE BARONI ZANDONADI
1 Bacharel em Engenharia Florestal (UNEMAT) e Estudante de Pós Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UNIC SINOP AEROPORTO).
E-mail: eng.pamelabarbosa@gmail.com
2 Professora da Pós Graduação em Engenharia e Segurança do Trabalho (UNIC SINOP AEROPORTO). Mestre em Saúde Coletiva pela UFES.
E-mail: franbaronizandonadi@hotmail.com
RESUMO
O garimpo subterrâneo é uma realidade na região aurífera de Peixoto de Azevedo, já que com o passar dos anos houve a exaustão do ouro aluvionar, assim deu-se inicio a extração de ouro primário. De tal modo, avaliar as condições de trabalho e saúde de trabalhadores em um garimpo subterrâneo tornou-se o alvo dessa pesquisa. Através de um questionário semiestruturado, com perguntas abertas e fechadas em 13 trabalhadores, abordando aspectos sócio-demográficos, relacionados às condições de saúde, condições de trabalho e equipamentos de segurança e avaliação de Distúrbio Mental Menor. Os resultados obtidos demonstraram que o trabalho de garimpagem apesar de atualmente ser de maneira mais estruturada, ainda detém grande parte de mão-de-obra não qualificada, sendo em sua maior parte imigrantes advindos da região nordeste na década de 80. Há uma maior consciência do fornecimento e uso de EPIs, demonstrando uma preocupação com os riscos oferecidos. Com este trabalho pode-se então observar onde estão os pontos que necessitam ser melhorados nas condições de trabalho e saúde desses trabalhadores da área do garimpo subterrâneo.
Palavras-chave: Garimpo subterrâneo; Distúrbio mental menor, Ouro.
INTRODUÇÃO
O norte do estado de Mato Grosso vem sofrendo nas ultimas décadas com a degradação ambiental principalmente por causa das atividades de exploração madeireira, mineradora e agropecuária nesta região. A primeira atividade econômica desta região