Libras
1) Os cinco parâmetros são os eixos principais da Lingua Brasilieira de Sinais. CM = Configurações de Mãos – é a forma que a mão assume durante a realização de um sinal, pode ser ou não do alfabeto manual. Essas formas são feitas pela mão predominante, direita para os destros e esquerda para os canhotos ou por ambas.
M. = Movimento da Mão – É o deslocamento da mão no espaço durante a realização do sinal. A orientação dos movimentos são: Unidirecionais, bidirecionais, multidirecionais e não direcionais.
PA = Locação ou Ponto de Articulação – É o lugar do corpo onde será realizado o sinal podendo haver ou não contato com o corpo.
OR = Orientação de Mãos – Inclusão do parâmetro na fonologia das linguas de sinais, que podem ocorrer numa simples mudança de direção da palma da mão na execução de determinado sinal.
NM = Aspectos Não Manuais – Conta com uma série de componentes não manuais, como a expressão facial, ou o movimento do corpo, que muitas vezes podem definir ou diferenciar significado entre sinais 2) Educar/educação, acostumar/costume, verde – gelado maçã – natal. A única mudança é locação, o resto continua o mesmo sentido. 3) Aprender, ouvir, laranja, amar, seminário, sobrinh@, sogr@. A única mudança é a configuração de mãos, o resto continua o mesmo sentido. 4) Ouvinte/ouvir, triste/desculpa, evitar/chácara, pessoa/são paulo, sábado/laranja 5) Evitar, azar, triste, fome, aeroporto, avisar . 6) Brincar, diferente, ônibus, conhecer, irmão/gêmeos. A única mudança é que as duas mãos são iguais. 7) Burro, calma, diferente, sentar, obrigado. A única mudança que esse sinal representa é uma configuração de mão diferente de