Libras
O termo usinagem significa submeter um material a um processo mecânico para se transformar em uma peça. O ato de dar formas aos materiais se tornou amplo e de grande necessidade na indústria atual.
As primeiras tentativas do ser humano para dar formas aos materiais se iniciaram no fim da pré-história com o cobre e o ouro. Eram metais bem maleáveis e permitia sua modelação com facilidade.
II – Objetivo:
O objetivo da aula foi à demonstração do método de usinagem. A usinabilidade é a facilidade de moldar o material e o cavaco depende da dureza do material. Foi mostrado o cavaco de alguns materiais: o aço que tem o cavaco em fita espiral, o alumínio que o cavaco é em fita continuo, do polipropileno também é em fita contínua, do ferro fundido e do latão o cavaco é quebradiço. A forma do cavaco pode mudar de acordo com a relação entra a velocidade de corte, avanço e profundidade.
O perímetro x a rotação é a velocidade de corte do material, quando a velocidade está muito alta se quebra o cavado e dá mau acabamento na peça. O contato da ferramenta com a peça pode chegar a 1000°C e é um dos motivos que é imprescindível a utilização dos materiais de segurança, pois o cavaco sai quente e pode machucar o funcionário. Cada tipo de material deve ser cortado com uma determinada ferramenta e velocidade. Quando a dureza da ferramenta é maior do que o material e com uma velocidade alta a ferramenta aquece e derrete. Durante a aula foi feita esse experimento. O motivo do cavaco dos materiais ferrosos serem quebradiços e o fato de possuírem lamela que é um vazio no ferro fundido causado pelo grafite que tem no carbono que é misturado