Libras
O ines é um órgão do ministério da educação – MEC tem como objetivo e missão; o desenvolvimento, a divulgação de mecanismos e conhecimentos na área da surdez em todo o Brasil, com o intuito de assegurar o desenvolvimento da pessoa surda, em se tratando de sua plena socialização. O Ines é de suma importância para a vida da pessoa surda, pois, muitos profissionais buscam uma qualificação necessária para promover trabalhos e técnicas educacionais que venham contribuir para uma plena comunicação da pessoa surda com os outros membros da sociedade.
Historia
A historia do Ines teve inicio em 26 de setembro de 1859, durante o segundo império, o educador francês Hernest Huet (surdo), fundou o instituto que inicialmente era conhecido como; o Imperial Instituto de Surdos Mudos. Nessa época funcionava como um asilo e somente homens eram aceitos, ao longo dos anos em 1931, foi criado o externato feminino com oficinas de costura e bordado. Com isso, o Ines consolida-se como estabelecimento profissionalizante, instituído em 1925 o curso normal para professores na área da surdez. Com a fundação do instituto o Brasil recebe ao longo da historia diversos profissionais na área, cuja a sua trajetória de vida funciona como exemplo ate os dias atuais.
Trabalhos desenvolvidos
Presta assessoria técnica nas seguintes áreas: prevenção à surdez, audiologia, fonoaudiologia, orientação familiar, orientação para trabalho e qualificação profissional, artes plásticas, dança, biblioteca infantil, Língua de Sinais, informática educativa, atendimento à múltipla deficiência (sempre aliada a surdez), prevenção às drogas, experiência educacional bilíngüe, ensinos fundamental e médio e ações para a cidadania (palestras sobre temas atuais). O INES atende em torno de 600 alunos, da Educação Infantil até o Ensino Médio, arte e esporte completam o atendimento diferenciado do INES aos seus alunos. Serviços online
Acesso a biblioteca por meio de pesquisas bibliográficas,