LIBRAS
Sempre deixe claro na sua exposição de que você está falando de alunos portadores de Surdez e só surdez.
Caracteriza o indivíduo surdo e explique que existem os dois caminhos e quem escolhe são os pais. Saliente que é surdo com pais ouvintes.
Surdo é todo indivíduo que tem perda auditiva parcial ou total, congênita ou adquirida, severa ou profunda. A participação da família é essencial no momento do diagnóstico da surdez para a idealização da nova situação e tudo que será exigido da mesma.
Existem dois caminhos para a criança ou adolescente diagnosticado com surdez, sendo que este pode seguir o caminho da Comunicação feita através da LIBRAS ou a Oralização que compõe-se da leitura labial e o aprender a falar com significado.
Agora aqui após a família ter escolhido que o caminho será a LIBRAS, comece a falar sobre os problemas existentes na Escola Regular Inclusiva com relação a aqueles que escolheram o caminho da LIBRAS.
A LIBRAS é muito importante para a inclusão sócio-educativa do surdo. A Escola é o local onde irá se desenvolver cognitivamente a criança, partindo deste principio verifica-se a importância sumária da LIBRAS na escola e principalmente da capacitação do profissional que irá trabalhar com o surdo, afinal é a língua materna do surdo.
A Lei nº 10.436 de 24 de abril de 2002 que reconhece a LIBRAS como meio legal de comunicação e expressão e outros recursos de expressão a ela associado, foi regulamentada pelo decreto nº 5.626 de 22 de dezembro de 2.005. As escolas brasileiras de ensino regular ainda não estão capacitadas para receber crianças surdas, pois não existe estrutura para isso e nem existe um número suficiente de profissional capacitado, professor especializado ou interprete que no Estado de São Paulo é chamado de Interlocutor Pedagógico, função esta mal resolvida sem uma característica própria, que é regulamentada pela Lei (eu esqueci, é aquela que você tem)
Para que a