Libras
AQUISIÇÃO DE SINAIS NA LINGUAGEM BRASILEIRA DE SINAIS ( LIBRAS )
RESUMO:O objetivo deste artigo é apresentar aspectos da aquisição fonológica da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), fazendo uso dos princípios da Dependência Fonológica para a descrição da configuração da mão (HC), localização (L) e aquisição de movimento (M).
Pressupõe-se que na aquisição da fonologia de sinal, uma criança inicialmente possui uma estrutura básica de representação composta apenas - característicasnão marcadas, o que constitui o núcleo (cabeça) na representação da depêndencia da Fonologia. Esta representação básica envolvendo apenasconstituição nuclear faz com que o inventário fonológico inicial seja formado pela localização e as unidades de configuração da mão. O movimento não é considerado primitivo, mas o resultado da especificação de configurações da localização da, mão e / ou orientações mão
Na fase de aquisição fonológica, a criança opera com unidades básicas de representação nuclear, mapeando sua produção inteira de tal representação. Como a aquisição ocorre, as outras características são especificadas. As características de especificação marcados aparecem gradualmente e são expressos nos gânglios dependentes (complementos e especificadores).
No presente artigo, apresento- vos os resultados obtidos a partir de uma investigação longitudinal feita com uma criança surda, a partir de 8 meses (0; 8) a 2 anos e 6meses de idade (2, 6), cujos pais e as irmãs são surdos. Todos eles utilizam LIBRAS
2. Fonologia: dependência em Línguas de Sinais
Dependência Fonológica fornece uma base para a análise dos diferentes aspectos dos sinais - movimento, localização e configurações de mão, tais como o modelo representado abaixo para a representação fonológica.
A representação mostra que a localização / configuração da mão, e o movimento estão em uma relação