Libras
A Educação é um fenômeno essencialmente humano e, como tal, representa o ideal e a concepção da própria natureza humana.
A apresentação deste tema aborda uma análise dos diferentes olhares para a infância ao longo do tempo, atentando para o fato de que não podemos compreender a infância fora de suas relações sociais e da própria cultura na qual está inserida. O tema procura investir na problematização das diferentes infâncias a fim de provocar posturas críticas e reflexivas sobre a globalização da infância.Hoje vivenciamos muitos debates sobre formas de educação,essa preocupação com as formas de educar são frutos de uma despreocupação com as nos crianças.
FREUD em 1905 fala do futuro da curiosidade intelectual ,origina-se do que as crianças sentem diante dos mistérios da vida,aonde de enigma ,ira construindo a suas teorias distantes dos quadros dos pais.
Tema: A construção histórico-filosófica do conceito de infância
Os diversos “rostos da infância” e suas respectivas formas de Educação
De um modo geral, existe a compreensão de que ser criança resume-se em ser feliz, alegre, despreocupado, ter condições de vida propícias ao seu desenvolvimento, ou seja, a infância é considerada o "melhor tempo da vida".Mas nem sempre é deste modo que a infância é vivida por todas as crianças. Basta olharmos ao redor, para vermos meninos e meninas na rua, esmolando, se prostituindo, sendo explorados no trabalho, sem tempo para brincar, sofrendo violências de todos os tipos.
A pedofilia no Brasil está aumentando, cada dia que passa liga-se a televisão das casas de família e no noticiário é gerado o assunto da pedofilia. São pais que abusam de filhos, irmãos que abusam de irmãs, tios, avós, visinhos e amigos. O mundo já está perdendo o valor das crianças, pois estas estão sendo tratada como se fossem objetos de baixo valor.
Podemos citar o filme Lolita como referência a esse assunto, pois aborda a pedofilia contando uma história de amor trágico