Liberdade
UFCD1
DR1
DOC 1
Liberdade e Responsabilidade Pessoal
Desde que nasce até à sua morte, o Homem procura sempre atingir a Liberdade. Contudo a maior parte das vezes esquece-se que isto traz responsabilidades através dos direitos e deveres.
Deste modo a responsabilidade inerente a um adulto é claramente diferente de um adolescente.
Exemplificando um adulto (considerando-se livre) tem a responsabilidade de pagar as contas ao Estado (conta da casa, luz, IRS, etc.) enquanto que um adolescente paga apenas o imposto do IVA na compra pessoal. Ainda, o adolescente tem de, obrigatoriamente, de estudar até aos dezoito anos, enquanto que, um adulto (mais de dezoito) não o é, a não ser que o contexto profissional o exija.
Diz-se que o ser humano não vive só e que depende da sociedade que o rodeia. Isto significa que o bem comum seja algo presente.
O bem é algo de valor moral ou físico de natureza positiva. Geralmente cada qual deseja o seu próprio bem, mas esquecem-se que o bem é algo coletivo e a ser vivido em comunidade.
Considera-se o bem individual de cada um pela dos membros da sociedade, a busca pela própria felicidade, que é só alcançado quando não há mais nada a desejar.
O bem de muitos é sempre melhor que o bem de um só. Assim sendo, o bem da comunidade refere-se a uma comunhão existente ente os que partilham um bem e uma finalidade comum. É vista como uma única unidade, uma união comum. Por exemplo: duas amigas a falarem demasiado alto na biblioteca pública, desconcentrando os outros indivíduos. Para o “bem comum” permanecer, o” bem Individual” (conversa entre as amigas) tem de ceder face ao” bem público” (silêncio proporciona concentração).
A palavra “liberdade” é sinonimo de autonomia e independência. Assim, um Homem livre é aquele que não serve a ninguém. Porém, a liberdade não existe sem responsabilidade.
Será, então, o Homem completamente livre, visto ter sempre a responsabilidade de algo?
Imagine-se uma rapariga que começa a trabalhar desde cedo e