Aristóteles
Neste trabalho você irá encontrar informações sobre como fatores históricos, ocorridos na Grécia Antiga principalmente, influenciaram no surgimento da filosofia aproximadamente no século VI a.C, mudando a forma de pensar de algumas pessoas, a capacidade do homem em se reconhecer capaz de vislumbrar a ordem e a organização do mundo a partir da sua própria racionalidade e não mais nas palavras mágico-religiosas baseadas na autoridade dos poeta inspirados.
Você também conhecerá um pouco sobre a Grécia Antiga, as formas em que as cidades Estados se dividiam e como as leis daquela época influenciam nossa sociedade nos dias de hoje.
Nessa época sugiram os chamados filósofos, pessoas que dedicavam seu tempo para pensar sobre a vida e como ela surgiu, é ai que entra o principal personagem dessa pesquisa: Aristóteles.
Aristóteles é considerado um dos principais filósofos da Antiguidade, pensou e escreveu sobre diversas áreas do conhecimento: política, lógica, moral, ética, teologia, pedagogia, metafísica, didática, poética, retórica, física, antropologia, psicologia e biologia. Publicou muitas obras de cunho didático, principalmente para o público geral.
Valorizava a educação e a considerava uma das formas crescimento intelectual e humano. Sua grande obra é o livro Organon, que reúne grande parte de seus pensamentos.
Esperamos que você faça uma boa leitura e adquira bons conhecimentos!
Surgimento da Filosofia
A palavra filosofia tem origem grega. O termo philia significa amizade e sophia, sabedoria. Temos assim a “amizade pela sabedoria”, o desejo de estar próximo do saber, do conhecimento verdadeiro.
A filosofia, como a entendemos hoje, tem seu início no século VI a.C., na Grécia Antiga. Poderia ter surgido em qualquer lugar, mas naquele momento da história diversas coisas ocorriam para que ali fosse seu começo.
A Grécia (Hélade) nada mais foi do que um conjunto de cidades-Estados (Pólis) que se desenvolveram na