Liberdade
O sol é essencial para a vida, ele nos traz calor e luz e até mesmo afeta o nosso humor. O sol emite uma gama de raios de luz que alcançam a superfície terrestre: luz ultravioleta (UV), a luz visível e infravermelho. Podemos distinguir três categorias de UV: UVC (barrados pela camada de ozônio), UVA e UVB que podem induzir a queimaduras ou envelhecimento da pele. A exposição solar pode trazer muitas e variadas reações da pele.
Algumas doenças de pele (Psoríase, Eczema...) melhoram em resposta à luz do sol. A luz UV permite que a vitamina D se ligue ao cálcio nos ossos, também reduz os riscos de osteoporose nos idosos e previne o raquitismo nas crianças. Porem não é necessária exposição excessiva para assegurar a síntese da vitamina D.
Entre os efeitos prejudiciais estão queimaduras, reações fototóxicas (induzidas por substâncias ingeridas ou aplicadas sobre a pele) e envelhecimento cutâneo.
Conselhos sobre o sol:
*Proteja as crianças desde cedo, aplicando um protetor solar regularmente além de camiseta, chapéu ou boné e óculos escuros. Quase 80% dos cânceres de pele podem ser evitados com cuidados até os 18 anos de idade.
*Evite exposição entre 10 e 16 horas, pois o índice de UV é mais alto.
*Tenha cuidado de não se expor ao sol por muito tempo sob pretexto que você aplicou um protetor solar.
*Proteja-se do sol mesmo quando estiver nublado.
*Tenha cuidado em relação a falsas impressões sobre segurança, mesmo ao nadar e com uma brisa refrescante lembre-se de se proteger.
*Beba água com bastante freqüência.
*Aplique protetor solar principalmente nas áreas de maior exposição, com proteção UVA/UVB e FPS acima de 15.
*Muitas superfícies como areia, concreto e água refletem os raios nocivos do sol, portanto mesmo na sombra é necessário utilizar protetor solar.
*Examine sua pele regularmente, na identificação de alguma anormalidade consulte um