Economia
O MySQL é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Structured Query Language - Linguagem de Consulta Estruturada) como interface. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo. Grande vantagem é ter código aberto e funcionar em um grande número de sistemas operacionais: Windows, Linux, FreeBSD, BSDI, Solaris, Mac OS X, SunOS, SGI, etc.
É reconhecido pelo seu desempenho e robustez e também por ser multi-tarefa e multi-usuário. A própria Wikipédia, usando o programa MediaWiki, utiliza o MySQL para gerenciar seu banco de dados, demonstrando que é possível utilizá-lo em sistemas de produção de alta exigência e em aplicações sofisticadas.
No passado, devido a não possuir (até a versão 3.x) funcionalidades consideradas essenciais em muitas áreas, como stored procedures, two-phase commit, subselects, foreign keys ou integridade referencial, era freqüentemente considerado um sistema mais "leve" e para aplicações menos exigentes, sendo preterido por outros sistemas como o PostgreSQL.
E pra que serve?
Basicamente você vai precisar de uma interface para interagir com dados armazenados no dito cujo. Em geral utiliza-se PHP (é provável que o iEspana forneça PHP), mas nada impede de usar Asp/.Net, Java, Perl, Ruby e etc., basta apenas ter um Driver disponível.
É através dessa interface web(Com formulários ou campos de texto-pleno no html) que você recebe(Formulário) e repassa(formulários ou texto pleno mesmo) aos usuários.
Recomendo PHP, já que ele permite realizar conexão com SGBD's muito facilmente. Daí, com a conexão estabelecida, basta você realizar as consultas SQL (DDL, DML, DCL e etc.) e recomendo também dar uma olhada em algum Guia rápido do MySql, apesar de haver uma padronização SQL, a última de 2006, a maioria possui comandos próprios e implementa completamente até o padrão Sql-99(Creio eu)
Acho que somente o PostGre e o Oracle estão com frações