Liberdade e Responsábilidade
Etimologia Para se compreender a relação entre a liberdade e a responsabilidade é necessário, primeiro que tudo, conhecer o que significam estas liberdades e a sua integração no contexto filosófico. A palavra liberdade tem uma origem latina (libertas) e significa independência. Etimologicamente, a palavra responsabilidade também vem do latim (respondere) e significa ser capaz de comprometer-se.
A Liberdade
(Sob a visão de Filósofos) Resumidamente, liberdade exercida por um indivíduo é a condição deste de não ser submetido a outro, tendo pleno poder de seus atos. Este, mesmo não sendo imposto e/ou reprimido, deve respeitar o direto social ético do próximo. Caso isso não ocorra, a liberdade irá admitir um poder obscuro, mais próximo da libertinagem.
Para Descartes, age com mais liberdade quem melhor compreende as alternativas que precedem à escolha. Para Spinoza, a liberdade possui um elemento de identificação com a natureza do "ser". Nesse sentido, ser livre significa agir de acordo com sua natureza. Para Leibniz, o agir humano é livre a despeito do princípio de causalidade que rege os objetos do mundo material. Para Schopenhauer, a ação humana não é absolutamente livre. Para Jean-Paul Sartre, a liberdade é a condição ontológica do ser humano. O homem é antes de tudo livre. Para Carlos Bernardo González Pecotche, a liberdade é prerrogativa natural do ser humano. Bakunin não se referia a um ideal abstrato de liberdade, mas a uma realidade concreta baseada na liberdade simétrica de outros.
A Responsabilidade Responsabilidade é a obrigação a responder pelas próprias ações, e pressupõe que as mesmas se apoiam em razões ou motivos. O termo aparece em discussões sobre determinismo e livre-arbítrio, pois muitos defendem que se não há livre-arbítrio não pode haver responsabilidade individual pois as ações pelas quais o indivíduo seria responsabilizado não